C-27J Spartan da Romênia realizou primeira missão na América do Norte. Pela primeira vez, um Leonardo C-27J Spartan da Força Aérea da Romênia (RoAF) visitou a América do Norte. Ele participou do exercício Emerald Warrior 25.1 liderado pelo Comando de Operações Especiais da USAF (AFSOC).
O C-27J, matrícula 2703, do 902º Esquadrão de Transporte e Reconhecimento foi destacado pelo Comando da RoAF para realizar a inédita travessia transatlântica e participar do Emerald Warrior 25.1, realizado entre os dias 27 de janeiro e 14 de fevereiro em diversas bases espalhadas pelo estado do Arizona.
Nesta primeira edição de 2025, o Emerald Warrior 25.1 teve a participação de unidades especiais dos EUA, Itália, França e Romênia. Entre as aeronaves participantes estiveram um MC-130J Commando II da USAF, um C-130J Hércules da Aeronáutica Militare Italiana (AMI), um C-130H Hércules da Armée de l’Air et de l’Espace Francesa e o C-27J Spartan da Força Aérea Romena.
Foram realizadas missões de Operações Especiais em ambientes realísticos e hostis visando a coordenação e a integração das Unidades internacionais envolvidas. As operações incluíram pousos táticos curtos, transporte de tropas, lançamentos aéreos diurnos e noturnos (paraquedistas e equipamentos), navegação a baixa altura, coordenação com elementos de Controle Aéreo Táctico (JTAC – Joint Terminal Attack Controller), entre outras.
A Força Aérea Romena opera sete C-27J Spartan recebidos a partir de 2009. Todos estão reunidos no 902º Esquadrão de Transporte e Reconhecimento subordinado à 90ª Base de Transporte Aéreo sediado no Aeroporto Internacional Henri Coandă, Bucareste.
@FFO