FOTOS: A-10 Thunderbolt II da USAF pela 1ª vez na América do Sul. A USAF enviou quatro jatos de ataque A-10 Thunderbolt II para a Base Aérea de Chiclayo, no Peru, como parte do Exercício Patriot Fury. Essa é a primeira vez na história que os Thunderbolt II são implantados em um país da América do Sul.
Os A-10, também conhecido como “Warthog”, pertencem ao 924th Grupo de Caça (924th FG) da Reserva da USAF da Base Aérea de Davis-Monthan, no Arizona. Em Chiclayo os jatos norte-americanos participarão de missões ao lado dos Sukhoi Su-25 “Frogfoot” e KAI KT-1P “Torito” da Força Aérea Peruana.
O Patriot Fury é parte do grande Exercício Multinacional Resolute Sentinel 23, organizado pelo Comando Sul da Força Aérea dos Estados Unidos, e tem como principal objetivo melhorar a interoperabilidade com as Forças Armadas dos países da América Latina e Caribe. Sediado no Peru, o Resolute Sentinel terá a participação além dos Estados Unidos e Peru, militares do Chile, Colômbia, Brasil, Equador, Uruguai, Panamá e Reino Unido.
A USAF e a FAP realizarão operações combinadas com seus A-10, Su-25, KT-1P, além de C-130 com tropas das Forças Especiais de ambas Forças Aéreas, que irão aperfeiçoar táticas em operações de Apoio Aéreo Aproximado (CAS), Controle Aéreo Avançado, entre outas missões conjuntas.
@FFO