Fotógrafo registra aeronave misteriosa sobre as Filipinas. O filipino Michael Fugnit, fotografou uma aeronave misteriosa sobre as Filipinas, voando em alta altitude e na direção sudoeste. A única fotografia, foi feita em 02 de setembro, próximo às 06h15 (local) da manhã. O Site The Aviationist analisou a imagem e considerou genuína e não adulterada.
“Não ouvi nenhum som da aeronave. Eu estava esperando o nascer do sol, pois esta é a minha rotina, fotografar o nascer e o pôr do sol. Foi quando tirei a foto, no topo da colina de Brgy. San Roque, Município de Sta. Província Magdalena de Sorsogon”, disse Fugnit.
A fotografia mostra o que parece ser uma asa voadora de grande envergadura, com bordo de fuga reto, deixando dois contrails, o que sugere dois motores turbofan muito próximos.
O site The Aviationist sugere que o objeto fotografado nas Filipinas é muito semelhante ao misterioso UAS (Unmanned Aircraft System) que foi avistado no ano passado, voando sobre Palmdale, Califórnia, o qual foi considerado como sendo um drone Northrop Grumman RQ-180, altamente classificado (leia nota que publicamos aqui).
The Aviationist infere que, tendo como base no local onde foi avistada, parece razoável pensar que ela estava retornando de missão de vigilância sobre alguma movimentação de interesse no Mar da China Meridional. “Enviar um drone stealth, HALE (High Altitude Long Endurance), a partir do território continental dos EUA, ou de algum destacamento avançado (como a Base Aérea de Andersen, em Guam, que já hospeda os RQ-4), para cobrir algum alvo específico faria todo o sentido”, escreveu o editor do site.
Essas missões podem exigir que a aeronave cruze algumas áreas despovoadas das Filipinas durante o dia, como aconteceu em 2 de setembro, quando as chances de ser avistado do solo são escassas.
Os especialistas ainda chamam a atenção de que, obviamente, existem muitas outras possibilidades e teorias, sendo uma delas, de que a misteriosa aeronave poderia ser um bombardeiro stealth chinês H-20, sobre o qual não há muitos detalhes divulgados.
O UAS RQ-180 foi desenvolvido para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento (ISR), e foi programado para estar em serviço na USAF em 2015, conforme revelou a Aviation Week & Tecnologia em dezembro de 2013. Desenvolvido pela Northrop Grumman a partir de 2008, o UAS stealth RQ-180 é projetado para operar em espaço aéreo “contestado” ou “negado”, ao contrário do RQ-4 Global Hawk não furtivo, que se destina a cenários “permissivos”. O RQ-180 é apelidado de “Great White Bat” ou “Shikaka”, alusivo a um morcego branco sagrado do filme Ace Venture 2 de 1995.
@FFO