Formados os primeiros pilotos noruegueses de MH-60R Seahawk. O primeiro grupo de pilotos noruegueses de helicópteros MH-60R Seahawk foi certificado pela Marinha dos Estados Unidos (US Navy), após nove meses de curso. Isto ocorre pouco mais de um ano depois do Ministério da Defesa da Noruega (Forsvaret), tomar a decisão de desativar a sua frota de helicópteros NHI NH-90.
Os três pilotos da Força Aérea Real Norueguesa (RoNAF), cumpriram com sucesso todas as etapas de formação na nova plataforma, passando pela parte teórica, voos em simulador e voos em aeronaves UH-60 Black Hawk.
Os helicópteros navais MH-60R Seahawk adquiridos pela RoNAF são derivados mais avançados da família UH-60 Black Hawk, utilizada como plataforma de treinamento básico para todas versões do modelo.
Embora os três pilotos sejam da RoNAF, os primeiros MH-60R serão entregues para a Guarda Costeira da Noruega em 2026. Conforme o Tenente-Coronel Jann Olav Lande, um dos pilotos certificados, grande parte do treinamento recebido na US Navy se concentrou no uso de equipamentos, sensores e armas de helicóptero para guerra antissuperfície, guerra antissubmarino e missões SAR.
O Ten Cel Lande regressará à Noruega para receber, testar e avaliar os primeiros MH-60R, enquanto os outros dois pilotos seguirão para a Dinamarca, onde uma turma de noruegueses recebe treinamento operacional e técnico neste modelo de helicóptero (Fonte: Forsvaret).
Nota RFA:
Em outubro de 2023, o governo da Noruega e o Departamento de Defesa dos EUA (DoD) assinaram um contrato de aproximadamente US$ 1 bilhão envolvendo a negociação de seis helicópteros Sikorsky MH-60R Seahawk. Além dos seis MH-60R, o contrato inclui treinamento, suporte técnico e equipamentos associados à missão.
A Noruega selecionou o MH-60R para substituir a frota de 14 NH90-NFH do 337º Esquadrão da RNAF. O MoD do país decidiu aposentar essas aeronaves sob alegação de que elas nunca atenderam aos requisitos das Forças Armadas norueguesas.
Cerca de 330 helicópteros MH-60R foram entregues pela Sikorsky para cinco países. Mais de sessenta estão encomendados ou em produção para Índia, Grécia, Coreia do Sul, Austrália, Espanha e, também, a Noruega
@FFO