Forças Especiais Canadenses receberam o primeiro CE-145C. O Comando das Forças de Operações Especiais Canadenses (CANSOFCOM), subordinado à Força Aérea Real Canadense, recebeu o primeiro de três CE-145C Vigilance, uma versão altamente modificada do bimotor Beechcraft 350ER King Air. A aeronave foi recebida em 24 de fevereiro, Dia Nacional da Aviação, na Ala 8 sediada em Trenton, Estado de Ontário.
Em julho de 2018 o Comando das Forças Armadas do Canadá anunciou que estaria encomendando três “King Air 350ER” através do programa de Vendas Militares Estrangeiras (FMS) dos EUA, com o objetivo e convertê-las em plataformas aéreas de Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) destinadas à compor a frota do CANSOFCOM.
O contrato de US$ 187 milhões com o governo dos EUA foi assinado em abril de 2019. Em dezembro do mesmo ano a Textron Aviation recebeu o pedido dos três Be350ER sob o valor de US$ 37,2 milhões. Em novembro de 2020, a L3Harris Technologies, empresa responsável pela modificação das aeronaves, foi contratada pelo governo canadense para a conversão das aeronaves. O valor do contrato de modificação não foi tornado público.
Os três King Air produzidos pela unidade da Textron Aviation de Redstone-Arsenal, no Alabama, receberam as matrículas civis (provisórias) americanas N1218H (número de construção FL-1218), N1228C (c/n FL-1228) e N1233K (c/n FL-1233). A aeronave entregue na semana passada em Trento foi a N1218H. As demais ainda estão na L3Harris Technologies em processo final de conversão.
Os CE-145C Vigilance são equipados com avançados sensores e dispositivos para monitoração de comunicações em radiofrequência e transmissões eletrônicas, além de sistemas de vigilância eletro-ópticos para rastrear a movimentação de indivíduos e veículos em solo, entre outros equipamentos especiais. O “Vigilance” proporcionará às Forças Armadas Canadenses melhor capacidade de consciência situacional no terreno, possibilitando aos Comandantes tomarem decisões que conduzam ao sucesso da missão.
@FFO