Forças Conjuntas dos EUA realizam resgate de marinheiro a quase mil quilômetros da costa da África. Cinco pára-quedistas da USAF foram enviados para uma missão de resgate de dois dias em alto mar, depois que o navio mercante de bandeira norte-americana, Liberty Gracev, enviou um pedido de socorro para um dos seus marinheiros.
A Warfighter Recovery Network (WRN), responsável por resgatar militares norte-americanos e aliados durante as operações na África, recebeu o pedido no sábado (13/11), para socorrer o marinheiro civil britânico Kevin Nixon, que apresentava sintomas de problemas cardíacos. Ele estava a bordo do navio Liberty Grace, que navegava em uma região no Oceano Índico, a cerca de 500 milhas náuticas (916 km) a leste do Quênia.
Devido a grande distância da costa, e a urgência da missão, a WRN pediu ajuda para o Comando dos EUA na África (US AFRICOM), que imediatamente mobilizou a Combined Joint Task Force – Horn of Africa Personnel Recovery Task Force das Forças Armadas dos EUA. Uma empresa privada de aviação, também foi contratada para auxiliar na operação.
Os paraquedistas resgatistas do 82nd Expeditionary Rescue Squadron, da USAF, foram levados até o Liberty Grace por um MV-22B Osprey dos Fuzileiros Navais (USMC). Como o navio estava a 500 milhas da costa, um KC-130 dos USMC realizou suporte de reabastecimento em voo do Osprey na rota. Ao chegar no Liberty Grace, a equipe desceu por rapel até a embarcação, para então iniciar os procedimentos de estabilização do paciente.
Os militares da USAF pernoitaram a bordo do navio mercante, enquanto este se dirigia para uma posição mais próxima da costa, a cerca de 150 milhas náuticas (275 km) na altura do Campo de Aviação de Manda Bay, no Quênia. Na manhã seguinte (14/11), dois helicópteros Super Puma da empresa contratadas pela WRN resgataram o paciente e o transportaram para Manda Bay, onde ele foi embarcado em uma aeronave DHC-8 que o levou para um centro médico na capital, Nairóbi, onde recebeu atendimento médico adequado.
Após este complexo resgate, o AFRICOM informou que o paciente passa bem e está se recuperando. “Estou muito orgulhoso da minha equipe”, disse o Sargento Master Trevor Clark, responsável pelos paraquedistas do 82nd Expeditionary Rescue Squadron.
Fonte: US AFRICOM
@FFO