Forças Armadas reduzem pedidos de H225M em troca de novos H125M Esquilos. O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, apresentou detalhes da redução do pedido de helicópteros do Programa H-XBR, e as quantidades de aeronaves do Programa TH-X. As informações foram detalhadas durante um encontro com jornalistas especializados na manhã de 23 de maio.
De acordo com o site Defesa Aérea Naval, o Ten Brig Baptista Junior informou que a Marinha do Brasil (MB) e a Força Aérea Brasileira (FAB) vão receber helicópteros H125M Esquilo, em troca da redução de uma aeronave H225M de cada Força.
Pelo acordo, a Marinha do Brasil receberá quinze helicópteros H125 Esquilo, por conta do cancelamento do quinto H225M Naval, uma versão mais cara e complexa dos programa. Cinco desses novos helicópteros deverão substituir os Bell 206B Jet Ranger III (IH-6B) no 1° Esquadrão de Helicópteros de Instrução (HI-1), enquanto os outros dez deverão ser distribuídos entre os Esquadrões HU-1, HU-51, HU-61 e HU-91.
Por sua vez, a FAB receberá doze H125M que deverão equipar o 1º/11º GAV “Esquadrão Gavião” da Base Aérea de Natal (RN). Esta Unidade é responsável pela formação dos pilotos de asas rotativas da Aeronáutica.
O Exército Brasileiro (EB) também vai reduzir uma aeronave H225M, porem em troca de uma ampliação do contrato de apoio logístico, tendo em vista que os seus helicópteros HA-1 Esquilo/Fennec foram recentemente modernizados, portanto sem necessidade de substituição por novas aeronaves.
Esta padronização das aeronaves de instrução nas Forças Armadas Brasileiras, pode ser o primeiro passo para um futuro centro de instrução de voo conjunto.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO