Forças Armadas Mexicanas interceptam “narcojato” com 246 kg de drogas. A Força Aérea Mexicana (FAM) e o Exército Mexicano (EM) atuaram em conjunto para interceptar um jato executivo transportando mais de 200 quilos de drogas. A operação aconteceu em 14 de dezembro, na região de Mapsteoec, Estado de Chiapas, a cerca de 160 quilômetros da fronteira com a Guatemala.
O bimotor Gulfstream III, matrícula XB-RKG (c/n 336), foi rastreado pelos radares do Sistema de Vigilância Aérea (SIVA), logo após entrar no espaço aéreo mexicano ilegalmente. Diante da situação, foram acionadas caças da FAM para interceptação do alvo desconhecido, enquanto o sistema de vigilância monitorava o seu deslocamento. Algum tempo depois, o avião suspeito pousou em uma área na região de Mapsteoec. Imediatamente forças terrestres e aerotransportadas do EM e da FAM foram enviadas para o local.
Como resultado, os militares da 36ª Zona Militar de Tapachula, estabeleceram um perímetro de segurança. Conforme um comunicado da SEDENA, a bordo do jato foram encontrados 11 pacotes com aproximadamente 246 quilos de um “pó branco com características semelhantes às da cocaína”. Todas as pessoas que estavam aguardando o pouso do avião fugiram com a chegada das forças públicas, que apreenderam três veículos, um ATV e três motocicletas.
De acordo com o Jornal El País, o transporte de drogas em aviões leves é um mecanismo que os narcotraficantes adotaram nos últimos tempos. Há menos de um mês, o Exército Mexicano apreendeu 400 quilos de cocaína em outro avião, na região de Oaxaca. Neste ano, o Ministério da Defesa apreendeu mais de 36 aeronaves com drogas, principalmente cocaína e fentanil.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO