Forças Armadas do Mali comissionam helicópteros Mi-171. As Forças Armadas do Mali incorporaram oficialmente os quatro helicópteros Mi-171 recentemente recebidos da Rússia. Conforme noticiamos na época, as aeronaves, armamentos e munições, chegaram ao Aeroporto de Bamako (BKO/GABS) na madrugada de 01 de outubro, e fazem parte de um contrato de US$ 61 milhões, assinado com a Rússia em dezembro de 2020.
As aeronaves foram comissionadas no último dia 26 de novembro, em uma cerimônia realizada na Base Aérea 101 Bamako-Sénou, e que que contou com a presença do Presidente transitório, Assimi Goita, além de representantes russos e altos funcionários do governo e da defesa do Mali.
Em seu discurso, o Ministro da Defesa, Sadio Camara, disse que a aquisição é a prova do fortalecimento das forças militares malineses, o que garantirá que o país não “afunde no abismo da história”. Ele acrescentou que o batismo de fogo dos helicópteros ocorreu em 1º de novembro, quando ajudaram a garantir a libertação de três reféns chineses no interior do país.
A nova aeronave será usada para apoiar os esforços de contra-insurgência e terrorismo que afetam o país desde 2012, quando os rebeldes tuaregues tomaram o norte e avançaram em direção à capital, Bamako.
A aquisição dos Mi-171 vem na sequência da compra de quatro helicópteros de ataque Mi-35 adquiridos da Rússia nos últimos anos.
Fonte: Defense Web
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO