• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Forças Armadas desarticulam duas áreas de garimpo ilegal em Roraima

25 de julho de 2024
Forças Armadas desarticulam duas áreas de garimpo ilegal em Roraima (Fotos: Exército Brasileiro).
Forças Armadas desarticulam duas áreas de garimpo ilegal em Roraima (Fotos: Exército Brasileiro).

Forças Armadas desarticulam duas áreas de garimpo ilegal em Roraima. Como parte da Operação Catrimani II, as Forças Armadas realizaram em 20/07 mais uma ação de combate ao garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY). A missão, denominada “XARAKA II” (flecha, no dialeto Yanomami) contou com a participação de militares do Destacamento de Operações Especiais da Marinha do Brasil (MB) e agentes da Força Nacional.

Os alvos da ação estavam localizados na região de Waikás (RR), a aproximadamente 300 km de Boa Vista, às margens do Rio Uraricoera. Durante a operação, foram identificados dois garimpos ilegais com 200 kg de cassiterita em sacos e aproximadamente uma tonelada do mineral em montes no terreno. Após a ação, foram destruídos diversos equipamentos utilizados pelos garimpeiros ilegais.

Para a execução da ação de desintrusão, combate às organizações criminosas, proteção territorial e repressão de ilícitos ambientais, o Comando Operacional Conjunto Catrimani II empregou uma aeronave H-36 Caracal, da Força Aérea Brasileira, um grupo operativo da Marinha do Brasil, composto por militares Comandos Anfíbios (ComAnf) e Grupamento de Mergulhadores de Combate (GruMEC) da Marinha do Brasil, e militares do Comando de Fronteira Roraima / 7º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron RR / 7º BIS), fração que atuou como Força de Reação localizada no 4º Pelotão Especial de Fronteira (4ºPEF), em Surucucu (RR).

A identificação dos pontos para a realização das ações repressivas foi resultado de um trabalho conjunto entre as Forças Armadas e as agências de inteligência que compõem a Casa de Governo em Roraima. Esse esforço colaborativo tem sido fundamental para o sucesso das operações.

O Subcomandante da Operação Catrimani II, General de Divisão Cláudio Henrique da Silva Plácido, destacou a importância da cooperação entre as diversas forças envolvidas. “Os esforços conjuntos entre as Forças Armadas, as Forças de Segurança e demais agências que atuam na operação de desintrusão resultam em melhores resultados para o objetivo final da Catrimani II. A missão ‘XARAKA II’ foi mais um passo para desarticular o fluxo logístico do garimpo e neutralizar a infraestrutura que sustenta essa atividade”, afirmou.

As Forças Armadas mantêm uma presença constante e atuante em toda a Amazônia. No entanto, a Operação Catrimani II se destaca por unir os esforços de diversos órgãos, compartilhar conhecimento e ampliar as capacidades singulares de cada instituição envolvida.

Em junho, os militares realizaram uma nova ação de desintrusão a um dos garimpos ilegais localizado na região de Xitei, próximo à Surucucu. Já no início de julho, as tropas que fazem parte da operação realizaram a destruição de onze pistas para uso de aeronaves, na região de Campos Novos.

Comando Operacional Conjunto Catrimani II

A Operação Catrimani II é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo de Roraima, no emprego, temporário e episódico, de meios na Terra Indígena Yanomami, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais.

Fonte: Exército Brasileiro

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login