Forças aéreas do Reino Unido e Qatar expandem parceria operacional. A Royal Air Force (RAF) e a Força Aérea do Emirado do Qatar (QEAF) anunciaram um acordo bilateral que prevê a criação do segundo esquadrão conjunto a ser estabelecido na base RAF Leeming, em Yorkshire. O acordo ainda prevê deslocamentos regulares dos Airbus A330MRRT Voyager da RAF para o Qatar, com objetivo de fornecer treinamento de reabastecimento em voo.
Anunciado em 01 de abril, o documento foi assinado entre os secretários de defesa do Reino Unido e do Qatar, e planeja o estabelecimento da nova unidade em setembro deste ano.
O novo esquadrão binacional irá operar com nove jatos de treinamento Hawk T2 Mk167, recentemente adquiridas pelo Qatar. A unidade fornecerá o Treinamento Avançado de Jato (AJT) para pilotos de ambas forças aéreas, com as nova aeronaves que estão sendo construídas pela BAE Systems em Warton, Lancashire.
A formação do segundo esquadrão conjunto RAF-QEAF, proporcionará mais horas de voo para os pilotos britânicos, e investimentos estrangeiros de longo prazo na unidade de treinamento na RAF Leeming, que está recebendo um novo simulador Hawk e reforma nas suas atuais instalações.
A partir do próximo mês de julho, os A330MRTT Voyager deverão ser deslocados periodicamente para o Oriente Médio, para fornecer treinamento de reabastecimento em voo para os pilotos da QEAF. As implantações serão planejadas de acordo com as necessidades operacionais da RAF, e irão proporcionar aos militares britânicos, experiência de interoperabilidade com as forças aéreas internacionais.
Originally tweeted by Royal Air Force (@RoyalAirForce) on 1 de April de 2021.
Baseado nos bons resultados do 12 Squadron, o esquadrão binacional RAF-QEAF Typhoon, sediado na RAF Coningsby desde 2018, a parceria de defesa fortalecida aumentará a capacidade do Qatar de enfrentar os seus desafios de segurança, contribuindo para a estabilidade regional e do Reino Unido.
@FFO