Forças Aéreas da Itália e do Japão realizam exercício conjunto. A partir de hoje até o próximo dia 10 de agosto, a Base Aérea de Komatsu, no Japão, sedia um exercício conjunto entre a Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) e a Aeronautica Militare Italiana (AMI). O objetivo é melhorar e ampliar a parceria e interoperabilidade entre ambas forças aéreas.
O contingente italiano enviado para o Japão consiste em quatro caças F-35A/B Lightning II, apoiados por três aviões-tanque KC-767A, um C-130J Hércules e um Gulfstream E-550.
A JASDF participará com quatro F-15J Eagles, um KC-767J e, provavelmente, um Kawasaki C-2. Pelo menos um Mitsubishi F-15J Eagle (matrícula 72-8963) do Esquadrão 306 (306 Hikotai) recebeu uma pintura especial com motivos e as cores italianas.
O Japão e a Itália mantém um programa de cooperação de treinamento conjunto de pilotos na Escola Internacional de Treinamento de Voo (IFTS), sediada na Base Aérea de Galatina e na Base Aérea de Decimomannu, ambas na região da Sardenha, na Itália. O IFTS é um projeto fruto da colaboração estratégica entre a AMI e a Leonardo Company para estabelecer um centro internacional de excelência para o treinamento avançado de pilotos militares (saiba mais).
@FFO