Forças aéreas australiana e francesa fortalecem laços sobre o Pacífico. Aeronaves da Força Aérea Real Australiana (RAAF) e da Força Aérea e Espacial Francesa (AAE) se encontraram sobre o Mar de Coral no último dia 17 de agosto. Após cumprirem uma implantação na Nova Caledônia, caças Dassault Rafale e um Airbus A330MRTT da AAE foram recebidos em rota para a Austrália, pelo Esquadrão EA-18G Growlers nº 6 da RAAF.
O comandante do Air Combat Group da RAAF, Air Commodore Tim Alsop, salientou que o “rendezvous” (encontro) com os franceses, destaca a força do engajamento entre as duas nações e a capacidade de implantar capacidade de combate aéreo em locais distantes em pouco tempo.
“Foi uma oportunidade fantástica para nossos Growler se reunir com os Rafale franceses para a última etapa de sua jornada para a Austrália. Estamos comprometidos em garantir uma região do Indo-Pacífico estável, aberta e inclusiva e continuaremos a trabalhar em estreita colaboração com nossos parceiros de coalizão”, ressaltou Alsop.
A relação de defesa contínua da Austrália e da França é impulsionada por valores compartilhados e um compromisso contínuo com a estabilidade regional na região do Indo-Pacífico. A operação conjunta é parte do Exercício Pitch Black 22 que acontece no Território do Norte australiano até 8 de setembro.
Fonte: MD Austrália
@FFO