Força Policial das Ilhas Maurício recebe Do-228 e Dhruv ALH. A Força Policial das Ilhas Maurício (MPF) incorporou oficialmente um bimotor Do 228 e um helicóptero Dhruv ALH, ambos adquiridos da fabricante indiana Hindustan Aeronautics Limited (HAL). Com a presença do primeiro-ministro Pravind Kumar Jugnauth e outras autoridades, a cerimônia foi realizada em 27 de abril no novo hangar da MPF, localizado no Aeroporto Internacional Sir Seewoosagur Ramgoolam, em Plaine Magnien, sudeste da Ilha.
O novo bimotor HAL Do 228 PVD (Passenger Variant Dornier), matrícula MP-CG-5, será operado pelo Esquadrão Aéreo Marítimo (MAS) da Guarda Costeira Nacional (NCG), em operações de fiscalização da Zona Econômica Exclusiva (ZEE), e missões de apoio e suporte logístico entre as ilhas, podendo ser configurado para transporte de passageiros, aeromédico (com Unidade de Terapia Intensiva Neonatal), busca e salvamento, entre outros.
O bimotor HAL Do 228 PVD está equipado com aviônicos no conceito glass cockpit, motores TPE 331-10, conjuntos de hélices com cinco pás e armados com pods subalares 7,62 mm. Atualmente o Esquadrão Aéreo Marítimo da Guarda Costeira possui um BN-2T Defender (MP-CG-2), e três Do 228 recebidos em 1990 (MP-CG-1), 2004 (MP-CG -3) e 2016 (MP-CG-4).
No mesmo evento também foi introduzido na frota do Esquadrão de Helicópteros da Polícia (PHS) da MPF, o HAL Dhruv ALH, matrícula MPH-10. Esta aeronave foi arrendada da Força Aérea Indiana, até que o novo ALH Mk.III comprado pelo governo das Ilhas Maurício seja entregue pela HAL. O helicóptero está equipado com um guincho de resgate, gancho de carga e macas. O Esquadrão de Helicópteros da Polícia (PHS) do MPF atualmente opera um HAL Dhruv recebido em 2009, quatro HAL Chetaks (recebidos em 2016), e um Airbus Helicopters Fennec.
“A introdução destas modernas aeronaves está alinhada com a visão da Polícia Maurícia de adotar soluções tecnologicamente orientadas para combater o crime e prestar serviços aos cidadãos. Além de reforçar significativamente a capacidade de busca e salvamento, essas aeronaves aumentarão substancialmente a capacidade operacional da Guarda Costeira Nacional e do Esquadrão de Helicópteros da Polícia no combate ao crime marítimo”, disse a MPF em comunicado.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO