• Quem Somos
  • Loja Action
    • Revista Força Aérea
    • Livros
  • Contato
  • Entrar
0

Força Espacial dos EUA assina contrato com a SpaceX

6 de outubro de 2023
Força Espacial dos EUA assina contrato com a SpaceX (Montagem sobre foto da SpaceX).
Força Espacial dos EUA assina contrato com a SpaceX (Montagem sobre foto da SpaceX).

Força Espacial dos EUA assina contrato com a SpaceX. A Força Espacial dos Estados Unidos (USSF) está reforçando a sua rede de satélites através de um contrato assinado com a empresa espacial SpaceX. Com o valor de US$ 70 milhões, o acordo envolve o fornecimento de serviços globais da rede Starshield para usuários militares e do governo, situados em plataformas terrestres e marítimas, fixas ou móveis.

Com início em 1º de setembro e validade até 30 de setembro de 2024, com opção de prorrogação de um ano, o contrato faz parte do esforço contínuo da USSF para alavancar o envolvimento do setor privado nas operações espaciais.

“A Força Espacial está se afastando de processos de aquisição longos e migrando para capacidades mais comerciais em diferentes áreas de missão”, disse um oficial do Comando de Sistemas Espaciais à Air & Space Forces Magazine.

A rede Starshield da SpaceX é um equivalente governamental da sua rede comercial Starlink. Ela é composta por satélites de órbita baixa terrestre (LEO), e fornece vários recursos específicos para atividades sensíveis como alta velocidade sem limitação de banda e reconhecimento de domínio espacial.

Embora a rede Starshield utilize a constelação de satélites da Starlink, ela se difere do serviço comercial devido aos termos e condições exclusivos para o Departamento de Defesa (DOD), com o objetivo de apoiar os esforços de segurança nacional do governo americano.

Embora o contrato da SpaceX com a USSF seja o primeiro desse tipo, a empresa tem um histórico de parceria com agências militares e governamentais dos EUA, que vão desde a construção e lançamentos de satélites militares para a Agência de Desenvolvimento Espacial e atividades colaborativas com a NASA.

De acordo com a reportagem da Air & Space Forces Magazine, o envolvimento da SpaceX em atividades de defesa gerou polêmicas. A biografia recentemente divulgada de Elon Musk, CEO da SpaceX, escrita por Walter Isaacson, alegou que Musk se recusou a permitir que o governo ucraniano usasse a rede Starlink para coordenar um ataque a navios de guerra russos, enfatizando a natureza civil da rede.

Siga-nos no X, Facebook, Youtube e Linkedin

Assine nossa Newsletter

Entre no nosso grupo de WhatsApp

@FFO

Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Twitter(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no LinkedIn(abre em nova janela)
  • Clique para compartilhar no WhatsApp(abre em nova janela)

Relacionado

Entre em contato!
Action Editora Ltda.
Editorial: editorial@actioneditora.com.br
Apoio ao Cliente: rfadigital@actioneditora.com.br
© Força Aérea 2020-2025. Todos os direitos reservados.
Siga a Revista Força Aérea nas Redes Sociais:
  • Sign in

Forgot your password?

Perdeu a sua senha? Por favor, entre com o seu nome de usuário. Você irá receber um email com um link para salvar uma nova senha.

Fazer login