Força de Vigilância da OTAN recebeu primeiro RQ-4D atualizado. A Força de Vigilância de Superfície da OTAN (NAGSF – Nato Alliance Ground Surveillance Force) recebeu o reforço de drone militar (UCAV) do tipo RQ-4D, que recentemente passou pelo processo de atualização de sistemas, nas instalações da Northrop Grumman, nos Estados Unidos.
O RQ-4D, matrícula NATO14, pousou por volta do meio-dia do último sábado (17), na Base Aérea de Sigonella, Itália, após um voo direto de quase 21 horas de duração, procedente da Base Aérea de Edwards, nos Estados Unidos.
A aeronave passou por uma atualização que a capacitou para o Modo Marítimo, o que aprimora as capacidades da Força de Vigilância de Superfície da OTAN para detectar e rastrear embarcações e alvos marítimos não cooperativos.
“O retorno desta aeronave é um marco importante para a AGS e para a Aliança. Seu sensor atualizado melhora muito a capacidade ISR da OTAN, permitindo coletas eficazes no cenário marítimo”, disse o Brigadeiro-General Andrew Clark, comandante da NAGSF.
A aeronave configurada para missões ISR (Intelligence, Surveillance and Reconnaissance), recebeu uma atualização técnica com a instalação de software e Radar de Abertura Sintética Inversa Marítima (MISAR). Esta atualização adiciona um recurso aprimorado ao RQ-4D, que oferece à Aliança uma capacidade aumentada de coletas ISR.
Operando a partir de instalações temporárias em Sigonella, a NAGSF realiza surtidas de coleta ISR para a Aliança desde 2020, e sua contribuição para a Aliança tem aumentado constantemente. A Unidade também é um centro de treinamento, formando e qualificando especialistas em missões ISR para membros da Aliança e países amigos.
O núcleo da AGS apresenta uma combinação de suporte terrestre e aéreo que fornece vigilância nas superfícies terrestre e marítima em tempo real, cobrindo uma ampla área, em condições meteorológicas adversas de dia e à noite. São realizadas missões de indicações e avisos, apoio a operações de resposta a crises, operações antiterrorismo, controle de fronteiras e segurança marítima e assistência humanitária durante desastres naturais.
Fonte: OTAN
@FFO