Em 08 de fevereiro, a Bell Textron Inc. anunciou a assinatura de um acordo para a venda de seis aeronaves Bell 505 para a Força de Defesa da Jamaica (JDF). Os helicópteros serão configurados para missões de segurança pública, além de serem compartilhados com a Escola de Aviação Militar do Caribe (CMAS – Force’s Caribbean Military Aviation School), para treinar pilotos de helicópteros de outras nações da região.
“Bell e JDF compartilham uma longa história de mais de 55 anos, e estamos comprometidos em entregar as aeronaves mais avançadas e economicamente viáveis do mercado. O Bell 505 é usado em operações de segurança pública em todo o mundo. Esperamos expandir nosso relacionamento com a JDF e sustentar suas forças com aeronaves da mais alta qualidade por muitos anos”, disse Nicholas Peffer, Diretor Executivo da Bell para a América Latina.
Atualmente a frota Bell da JDF está composta por dois Bell 412EP, três Bell 407, três Bell 206B3 e três Bell 429. Essas aeronaves atuam em missões de busca e resgate, evacuações médicas, socorro em desastres naturais, segurança nacional e operações de treinamento militar.
“A chegada do Bell 505 adiciona mais versatilidade ao nosso portfólio de capacidades, e apoia a nossa missão de proteger e servir os cidadãos da Jamaica. A nossa equipe de pilotos e técnicos de manutenção está extremamente satisfeita com o treinamento, suporte e atendimento ao cliente da Bell”, disse o Tenente-Coronel Brian Lundy, Oficial Comandante da JDF Air Wing.
Com uma velocidade de 125 nós (232 km/h) e carga útil de 680 kg, o Bell 505 é a mais nova aeronave de cinco assentos da Bell, projetada para segurança, eficiência e confiabilidade usando tecnologia e aviônica avançada. Suas semelhanças com a plataforma Bell 429 permitem uma transição suave dos pilotos. Equipada com a plataforma Garmin G1000, o Bell 505 compartilha aviônicos semelhantes com aeronaves Fixed Wing Trainer da JDF e reduz a carga de trabalho do piloto, melhorando a experiência de treinamento dos pilotos-alunos.
@FFO