Força de Defesa da Guiana incorpora King Air que voou no Brasil. O Comando Aéreo da Força de Defesa da Guiana (GDF) incorporou duas novas aeronaves em uma cerimônia realizada no sábado (08/07), no Aeroporto Internacional Cheddi Jagan, em Temehri. O evento contou com a presença do presidente da Guiana, Mohammed Irfaan Ali, além de outras autoridades.
A primeira aeronave, um Beechcraft 350 King Air, matrícula 8R-1GY (número de construção FL-14), será usada como aeronave presidencial, deslocamento de autoridades, transporte de tropas e de passageiros.
Este King Air pertencia a uma empresa brasileira, para qual operava com a matrícula PR-IMG. Em agosto de 2017 ele foi apreendido em território da Guiana, pousado em uma pista clandestina na localidade de Santa Fé, no interior do país. Uma investigação realizada em conjunto com a Polícia Federal do Brasil, concluiu que a aeronave estava envolvida no transporte de drogas. Após um longo processo judicial, o bimotor finalmente foi doado ao governo da Guiana.
A outra aeronave comissionada pela GDF na cerimônia é um helicóptero Bell 412EPI, encomendado em novembro de 2020. Ele foi apresentado com a matrícula provisória dos Estados Unidos, N533BB (c/n 37002), e em breve receberá a matrícula da Guiana 8R-AYA.
@FFO