Força de Defesa da Guiana de olho no Dornier 228 produzido na Índia. Em recente visita à Índia, o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, expressou o interesse em adquirir dois bimotores Dornier 228 produzidos pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL), para equipar o Comando Aéreo da Força de Defesa da Guiana (GDF).
Durante a visita realizada no início do mês passado, o presidente guianês esteve na Divisão de Aeronaves de Transporte, localizada em Kanpur, onde conheceu um Dornier 228 operado pela Guarda Costeira Indiana.
O versátil Dornier 228 seria uma importante adição na pequena frota da GDF. Eles poderão ser utilizados em diversas tarefas, em especial operações de patrulha marítima, uma vez que recentemente foram descobertos enormes campos de petróleo na costa do país. A exploração desses campos poderá impulsionar muito a economia da Guiana.
Atualmente a GDF opera um punhado de aeronaves compradas usadas de diversos fornecedores. As adições mais recentes são dois Short Skyvans, entregues em 2019, além de dois Britten Norman BN-2 Islanders adquiridos do Brasil, sendo que um deles (matrícula 8R-GKR) já está fora de serviço há algum tempo.
Dois helicópteros Bell 206 aguardam peças sobressalentes na base principal aérea de Tehmeri, enquanto um Bell 412EPi, adquirido recentemente, voa com frequência. Desta forma, a chegada de dois Dornier 228 indianos dariam um grande impulso nas capacidades aéreas do GDF.
Fonte: Scramble
@FFO