Força Aeroespacial Russa recebeu mais um lote de Sukhoi Su-34M. A Força Aeroespacial da Rússia (RF VKS) teria recebido um novo lote de caças-bombardeiros Sukhoi Su-34M produzidos na unidade da United Aircraft Corporation (UAC), em Novosibirsk. A informação foi divulgada hoje (09/10) pelo grupo estatal Rostec State Corporation.
Sem detalhar a quantidade de aeronaves entregues, o comunicado apenas informa que “o segundo lote de novas aeronaves Su-34 deste ano produzido na Fábrica de Aviação de UAC Novosibirsk V.P. Chkalov (parte da Rostec State Corporation) foi transferida para o Ministério da Defesa da Federação Russa”.
Pelas imagens divulgadas, analistas supõem que foram entregues entre dois e três novos Su-34M (designados pela fabricante como Su-34 NVO). Esta é a segunda entrega deste modelo registrada neste ano de 2023, sendo a primeira composta por duas unidades em junho passado.
“Nossos fabricantes de aeronaves estão cumprindo com sucesso a importante tarefa de fornecer ao Ministério da Defesa russo sistemas de aviação altamente eficazes. As aeronaves Su-34 provaram ser excelentes nas forças armadas, e os compromissos para o fornecimento dessas máquinas no âmbito da ordem de defesa do Estado estão sendo cumpridos integralmente e dentro do prazo”, disse Vladimir Artyakov, Primeiro Vice-Presidente da o Diretor Geral da Rostec.
A UAC destacou o ritmo de trabalho alcançado pelas unidades fabricantes, suas empresas parceiras e fornecedores, estão resultando no cumprimento dos prazos contratuais de entrega de novas aeronaves acordados junto ao governo federal.
Presume-se que essa entrega responda à reposição das perdas causadas em combate na Ucrânia. Estima-se que apenas em 2022, a Força Aérea Russa tenha perdido pelo menos 15 caças-bombardeiros Su-34 de diversas versões, incluindo a mais atual Su-34M.
O Su-34 é um caça-bombardeiro multifuncional com capacidade de operar em condições meteorológicas adversas, transportando cerca de oito toneladas de armamentos, incluindo várias modelos de mísseis guiados ar-ar e ar-superfície, bem como um ampla gama de bombas inteligentes. Estima-se que cerca de 100 Su-34 estão em serviço nas Forças Aeroespaciais Russas (RF VKS).
@FFO