Força Aérea Uruguaia doa T-33 T-Bird para município de Durazno. Por ocasião da comemoração dos 200 anos da cidade de Durazno, a Força Aérea Uruguaia (FAU) doou uma aeronave Lockheed T-33, que será destinada para instalação na futura praça da aviação, que será construída no município.
Em 08 de outubro foi realizada uma pequena cerimônia nas instalações da Brigada Aérea II, para registrar a doação da aeronave ao município. Participaram do evento o Comandante em Chefe da Força Aérea Uruguaia, General de Aeronáutica Luis De León, o Prefeito Municipal Carmelo Vidalín, o Comandante do Comando de Operações Aéreas, Brig. Gral. (Av.) Alejandro Vilche, Comandante da Brigada Aérea II, Cnel. (Av.) Pedro Cardeillac, o Presidente do Conselho Departamental, Sebastián Charlo, e o Cnel. (Nav.) (R) Guillermo Gurbindo.
O município de Durazno tem uma forte ligação com a aviação militar uruguaia, desde que a Brigada Aérea II foi implantada no aeródromo da cidade, em 10 de julho de 1940. Atualmente a Base Aérea de Durzano leva o nome do Segundo Tenente (Tte. 2.º) Mario Walter Parallada, primeiro militar natural do município a morto em acidente aéreo.
O Lockheed T-33 “T-Bird” foi o primeiro avião a jato da Força Aérea Uruguaia, que recebeu as primeiras quatro aeronaves em outubro de 1956, por meio do acordo de assistência militar dos Estados Unidos. Até 1997, quando desativou o último exemplar T-33, a FAU recebeu mais nove jatos T-Bird, sendo que nem todos entraram em operação, servindo apenas como fornecedoras de peças (spare parts) para a frota operacional.
Todos Lockheed T-33 T-Star recebidos pela Fuerza Aérea Uruguaya:
@FFO