Força Aérea Uruguaia desloca seus AT-92 para treinamento na fronteira. Caças AT-92 (Pilatus PC-7U) da Fuerza Aérea Uruguaya (FAU) recentemente estiveram envolvidos em uma operação fora da sua base. A operação faz parte do plano anual do Ministério da Defesa Nacional, no âmbito das atividades da Força Aérea.
Entre os dias 31 de maio e 03 de junho, o Escuadrón de Vuelo Avanzado N°4 (EVA) operou deslocado no Aeroporto Internacional Nueva Hespérides (STY/SUSO), em Salto, noroeste do país, fronteira com a Argentina. Para isso, foram implantados quatro aeronaves AT-92 (PC-7U) e equipes técnico-operacionais, além de veículos de apoio.
“Aproveitamos essas oportunidades para treinar tanto as tripulações quanto os mecânicos em desdobramentos do Esquadrão fora da sua base….buscamos treinar os pilotos [principalmente] em voos táticos e de baixa altura”, comentou o Major da FAU Pablo Souza para a mídia local.
A operação teve por objetivo aumentar a capacidade das equipagens do EVA, responsável pela Defesa Aérea e controle de fronteiras do território uruguaio. Durante a operação, foi organizado um dia de “Portões Abertos” para receber a comunidade de Salto, cativando principalmente os jovens para uma aproximação com as Forças Armadas, especialmente da FAU. Durante este dia os pilotos dos AT-92 realizaram apresentações para o público.
“O interesse pela Força Aérea vem crescendo e se espalhando nas redes sociais, aproximando o público no geral. Pessoalmente, o voo é o melhor, uma atividade bonita. Nós que somos pilotos aproveitamos cada voo e vivemos de maneira especial cada partida”, falou o Major Pablo.
Sediado na Base Aérea Teniente 2 Mario W. Parrallada, contígua ao Aeroporto de Durazno (DZO/SUDU), região central do país, o Escuadrón de Vuelo Avanzado N°4 é subordinado a Brigada Aérea II. Ele está equipado com seis monomotores AT-92 (Pilatus PC-7U), matriculados de 301 à 307, sendo que o 303 está fora de serviço e o 304 perdido em acidente, tendo fornecido peças para o 307.
Fonte: FAU
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO