Força Aérea Uruguaia com Legacy 600? O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, recentemente anunciou a aquisição de seis aeronaves de ataque leve Embraer EMB 314 Super Tucano para reequipar a Força Aérea Uruguaia (FAU). Parece que o anúncio oficial não revelou um negócio envolvendo também um jato executivo Legacy 600 para a FAU.
Segundo informações obtidas pelo portal Infodefensa, o negócio envolve além dos caças e seus sistemas associados (treinamento, armas, etc), um jato executivo Embraer Legacy 600, derivado do jato regional ERJ-135. Esta aeronave permitiria à FAU recompor a sua capacidade de transporte rápido e de longo alcance de autoridades e, até mesmo, missões aeromédicas.
Para transporte presidencial e de altas autoridades, atualmente a FAU conta com aeronaves turboélices Embraer 120 Brasília e os pesados quadrimotores C-130H Hércules. Essas aeronaves, ao lado de uma frota de pequenos aviões leves e helicópteros, também são utilizadas em missões humanitárias e aeromédicas.
Derivado da família de aeronaves regionais Embraer ERJ 135/145, o jato executivo de médio porte Legacy 600 voou pela primeira vez em 2000. Com uma envergadura de 21 metros, comprimento de 26 metros, capacidade para até 15 passageiros e dois pilotos, o jato é impulsionado por dois motores Rolls-Royce AE 3007 que lhe conferem uma velocidade máxima de 870 km/h e um alcance de aproximadamente 6.300 km. Em 2020, a Embraer encerrou a linha de produção do Legacy 600, que foi substituído pelas novas famílias de jatos executivos Phenom e Praetor.
O Grupo de Transporte Especial (GTE) da Força Aérea Brasileira (FAB), sediado na Base Aérea de Brasília (DF), opera uma frota de seis Embraer Legacy 600, designados militarmente como VC-99B e matriculados de FAB 2580 à FAB 2585.
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