

Força Aérea Ucraniana perdeu o seu primeiro Mirage 2000. A Força Aérea Ucraniana (UAF) confirmou ontem (22/07), que perdeu o seu primeiro supersônico Dassault Mirage 2000-5, recebidos da França no início deste ano. Uma pane forçou o piloto a ejetar da aeronave e foi resgatado ileso.
“Na noite de 22 de julho de 2025, durante uma missão, o piloto de um caça Mirage 2000 informou que sua aeronave sofreu uma pane em voo. Agindo com segurança e competência, como esperado em situações de crise, o tripulante ejetou com sucesso. A equipe de busca e resgate localizou o piloto em estado de saúde estável. Não houve vítimas em solo. Uma comissão especial foi nomeada para apurar as causas do incidente aéreo”, informou o Comando da UAF.
Em 06 de junho de 2024, o presidente francês, Emmanuel Macron, anunciou sua decisão de transferir um número não divulgado de caças Mirage 2000-5F para a Ucrânia, além de treinamento e suporte técnico. Antes das entregas, as aeronaves foram configuradas para que a UAF pudesse realizar missões ar-ar e ar-solo. Conforme noticiamos, a Ucrânia recebeu os primeiros caças Mirage 2000-5 em fevereiro deste ano (conheça detalhes deste caça aqui).
Esta é a perda mais recente de um caça de quarta geração doados pelos aliados de Kiev. Além do caça francês, a UAF perdeu pelo menos três caças norte-americanos F-16 Fighting Falcon doados pela Dinamarca e Holanda.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO