Força Aérea Turca receberá os primeiros Hürkuş-HYEU. A Força Aérea da Turquia (TuAF) receberá a partir do mês de fevereiro próximo, os primeiros monomotores Hürkuş-HYEU produzidos pela Turkish Aerospace Industries (TAI). Conforme o Sr. Temel Kotil, Gerente Geral da TAI, até o mês de maio todas as seis unidades que compõem o primeiro lote da nova versão do Hürkuş, serão entregues para a TuAF.
A nova variante do Hürkuş, batizada pela sigla “HYEU” (Hava Yer Entegrasyon Uçağı), em tradução livre “Integração Ar-Solo”, é destinada para treinamentos de Comando e Controle Avançado, desenvolvida sob as requisições da 135ª Comando de Frota da TuAF.
O Hürkuş-HYEU será utilizado em missões de treinamentos diurnos e noturnos de Forward Air Controller, Forward Combat Controller, Joint Fire Support Team e apoio aéreo em missões de resgate em combate (C-SAR). Para isso contam com marcação de alvos por laser, câmera eletro-óptica/infravermelha (EO/IR), e poderão equipados com munições de treinamento MAM-L e BDU-33.
“O Hürkuş HYEU será usado pela Frota 135 em treinamentos especiais conjuntos com Comandos de vários países. O objetivo dele é oferecer treinamento para elementos aéreos e terrestres, contribuindo com seus avançados sistemas para o adestramento das tropas de Comando da Força Aérea”, disse Kotil.
O turboélice monomotor biplace Hürkuş, foi originalmente projetado para ser uma plataforma de treinamento, ataque leve e missões de combate de reconhecimento armado. A versão básica Hürkuş-A, pode ser usada por clientes não militares, enquanto o Hürkuş-B é uma versão mais avançada equipada com aviônicos mais sofisticados. O Hürkuş-C é uma variante armada usada para missões de apoio aéreo aproximado, equipado com sensor infravermelho (FLIR) e capacidade transportar 1.500 kg de armamento, como mísseis guiados antitanque L-UMTAS, foguetes guiados por laser Cirit, além de bombas, metralhadoras de 12,7 mm e pod de canhão de 20 mm.
@FFO