Força Aérea Turca perto de receber os primeiros Super Mushshak. A Força Aérea Turca (TuAF) deverá receber nos próximos meses os primeiros monomotores de treinamento PAC MFI-17 Super Mushshak. A aeronave TuAF 21-001, recentemente foi vista em voo de testes, no Paquistão, ostentando a pintura completa da Força Aérea Turca.
Os novos Super Mushshak substituirão os SF-260D, operados pelo 2º Comando da Base de Jatos, em Çiğli. Por sua vez, os SIAI Marchetti SF-260D serão transferidos para a Academia Militar da Força Aérea, em substituição aos envelhecidos Cessna T-41D Mescalero, que serão aposentados.
Em 2017 o Ministério da Defesa da Turquia assinou um contrato com a Pakistan Aeronautical Complex (PAC), envolvendo a aquisição de 52 monomotores MFI-17 para a TuAF. A meta era que as primeiras entregas começassem até junho de 2020, e fossem concluídas em dois anos, mas o processo foi adiado algumas vezes, em decorrência da pandemia do Covid-19.
O design do Super Mushshak foi baseado no Saab MFI-15 Safari dos anos 1970, cujos direitos de produção foram adquiridos pela PAC (Pakistan Aeronautical Complex), que produz a aeronave sob a designação MFI-17.
Equipado com um motor Textronh Lycoming IO-360-A1B6 de 200 cavalos, o Super Mushshak tem um peso máximo de decolagem aproximado de 1.200 quilos, atinge uma velocidade máxima de aproximadamente 365 km/h e possui uma autonomia de pouco mais de cinco horas de voo.
@FFO