Força Aérea Tcheca recebe os dois primeiros helicópteros AH-1Z Viper. A Força Aérea Tcheca (CZAF), recebeu ontem (26/07), seus dois primeiros helicópteros de ataque AH-1Z Viper. As aeronaves foram transportadas desde os Estados Unidos a bordo de um C-17A Globemaster III da USAF.
O C-17A, matrícula 01-0191, pousou na 22ª Base de Helicópteros, localizada em Náměšť nad Oslavou, no sudeste do país. Os primeiros AH-1Z tchecos, matriculados 0486 e 0487, serão montados por técnicos norte-americanos que acompanharam o voo de translado, em conjunto com militares tchecos que foram treinados nos EUA para trabalhar com as novas máquinas.
A força de helicópteros da CZAF receberá 20 novas aeronaves da família Bell H-1, sendo dez AH-1Z Viper e dez UH-1Y Venom. Nas próximas semanas são esperados mais quatro helicópteros, sendo dois Vipers e os dois primeiros Venoms.
A chegada desses avançados helicópteros de ataque efetiva a transição da filosofia da aviação da CZAF, que até agora estava baseada em equipamentos de origem soviética Mi-8/Mi-17 e Mi-24/Mi-35. Até o próximo mês de setembro todos esses antigos helicópteros serão desativados e, muito possivelmente, enviados para a Ucrânia, como já foi feito com pelo menos quatro unidades já descomissionadas.
Os primeiros pilotos e técnicos tchecos de AH/1Z e UH-1Y foram treinados nos Estados Unidos. Em setembro, está previsto o início do adestramento in-loco dos militares da 22ª Base de Helicópteros para trabalhar com os novos equipamentos. O treinamento será fornecido por profissionais norte-americanos que deverão chegar ao país no próximo mês, quando os helicópteros serão oficialmente apresentados em Náměšť.
Em setembro de 2020 o governo Tcheco encomendou um lote de 12 helicópteros Bell H-1, sendo oito UH-1Y Venom e quatro Bell AH-1Z Viper, com um pedido complementar de mais oito unidades, sendo dois Venom e seis Viper.
@FFO