Força Aérea Salvadorenha utiliza helicópteros para combate à dengue. As Forças Armadas de El Salvador estão fortemente empenhadas em uma ampla operação nacional do governo para tentar erradicar o mosquito transmissor da dengue no país. Neste contexto, as equipagens da Força Aérea Salvadorenha (FAS) também estão engajadas nas missões sanitárias.
O combate ao mosquito é feito com ações preventivas e combate direto ao inseto através da dispersão de inseticida. Para cobrir uma área mais ampla com maior eficiência, a Força Aérea Salvadorenha equipou alguns dos seus helicópteros MD530F com sistemas fumigadores aéreos.
Em recente entrevista à mídia nacional, o Ministro da Defesa de El Salvador, vice-almirante René Merino, informou que “os pilotos de helicópteros MD530 das Forças Armadas iniciaram a fumigação aérea em diversos pontos de São Salvador, visando a erradicação do mosquito transmissor da dengue na capital salvadorenha”.
Os helicópteros são utilizados para atingir áreas de difícil acesso e setores amplamente povoados, mas que estão em contato com regiões de mata e riachos, ambiente propício para desenvolvimento do mosquito Aedes aegypti.
A FAS recebeu em outubro de 2022, quatro helicópteros MD530F repassados pelo governo dos EUA. A frota de MD530F da Força Aérea Salvadorenha é de cerca de onze aeronaves, sendo que mantém alguns aparelhos em missões de paz das Nações Unidas na República Centro-Africana.
@FFO