Força Aérea Russa usou caças Su-57 Felon em ataques na Ucrânia. As Forças Aerospacias Russas (RF VKS) utilizaram o caça de quinta geração Su-57 (código OTAN “Felon”) em missões de ataque na Ucrânia. A informação foi divulgada pela agência estatal russa TASS, citando uma fonte militar sob anonimato.
“A utilização das aeronaves Su-57 da Ucrânia começou a cerca de duas a três semanas após o início da operação especial (sic). As aeronaves operam fora do alcance dos sistemas de defesa aérea inimigos, usando armas de mísseis”, publicou a agência TASS, citando que as informações não são oficiais.
Um vídeo em baixa resolução foi divulgado nas redes sociais (abaixo), e mostra o que seria um Su-57 Felon realizando missões de ataque na região de Zhytomyr.
O batismo de fogo dos caças furtivos Su-57 ocorreu em 2018, durante missões de combate na Síria. Naquela ocasião, o Felon ainda estava em fase de desenvolvimento, portanto não havia recebido o certificado operacional.
Conforme noticiamos, a Sukhoi Company PJSC entregou mais dois Su-57 para a RF VKS, totalizando seis unidades entregues até o momento. Os jatos foram flagrados no Aeroporot de Novosibirsk, durante uma escala técnica.
Em 2019 o Ministério de Defesa da Rússia assinou um contrato com a Sukhoi Company PJSC para o fornecimento de 76 caças Su-57 Felon até 2027. Essa quantidade permitirá equipar três regimentos da aviação de combate com os jatos de quinta geração. A guerra na Ucrânia certamente afetará os planos inicialmente propostos. De acordo com as informações conhecidas, a planta KnAAZ planeja entregar quatro Su-57 neste ano de 2022.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO