Força Aérea Russa recebeu um novo lote de Su-34 Fullback. A Fábrica de Aviação da United Aircraft Corporation (UAC) de Novosibirsk, parte do grupo estatal russo Rostec, entregou recentemente o primeiro lote do ano de caças-bombardeiros Sukhoi Su-34 (codinome OTAN “Fullback”) para as Forças Aeroespaciais Russas (VKS).
Segundo o comunicado da Rostec, esta entrega é parte do contrato firmado com o Ministério da Defesa, o qual reforça o papel estratégico dos Su-34 no poder de fogo da primeira linha de combate aéreo da Rússia. Possivelmente ocorreram novas entregas de Fullbacks neste ano.
“Todas as fábricas da UAC contratadas pelo Ministério da Defesa não reduziram as suas taxas de produção. Começamos a entregar aeronaves com o primeiro lote de bombardeiros Su-34 como parte do programa de produção anual. A fábrica de Novosibirsk as suas tarefas porque os seus trabalhadores entendem o quão importantes são os nossos equipamentos”, disse Yuri Slyusar, Diretor Geral da PJSC UAC.
Para aumentar o ritmo de produção e atender a forte demanda do Estado, a fábrica de Novosibirsk será modernizada e ampliada. A empresa planeja contratar, apenas neste ano de 2024, mais mil novos trabalhadores especialistas em engenharia e para suprir a linha de produção.
O Su-34 é uma evolução do Su-27 “Flanker”, sendo um dos caça-bombardeiros mais avançados da RF VKS. A versão atualmente produzida é o Su-34M, apesar do comunicado da Fábrica não informar este detalhe. Equipado com modernos aviônicos e sistemas avançados, o Su-34M pode carregar uma ampla gama de armamentos de precisão.
Relatórios do site de inteligência Oryx indicam que pelo menos 25 Su-34 foram perdidas pela Rússia desde o início da guerra na Ucrânia.
@FFO