Força Aérea Russa recebeu o sétimo Beriev A-50U modernizado. As Forças Aerospaciais Russas (RF VKS) receberam recentemente a sétima aeronave modernizada A-50U de Alerta Aéreo e Controle Antecipado (AEW&C). A entrega foi realizada pelo consórcio Vega, uma holding formada pela Ruselectronics e TANTK GM Beriev.
O A-50U, código OTAN “Mainstay”, é a versão mais recente do AEW&C, baseado no jato de transporte Il-76, e altamente modificado para receber uma suíte de equipamentos eletrônicos de missão, e o característico radar externo no rotodome sobre a fuselagem. De acordo com o fabricante, a nova versão da plataforma pode detectar novos tipos de aeronaves, e também é capaz de rastrear simultaneamente um maior número de alvos do que os modelos anteriores.
A aeronave foi modernizada no âmbito da execução de um amplo programa de renovação da frota de aeronaves AWACS, prevista no decreto governamental de defesa. O A-50U recebeu novos componentes eletrônicos de alto desempenho, permitindo maiores recursos dos softwares embarcados. As estações de trabalho dos operadores foram modernizadas com a instalação de novos monitores LCD de grandes dimensões e alta resolução. A ergonomia foi melhoradas para os tripulantes táticos, com objetivo de ampliar a eficiência das missões.
A aeronave recebeu novo sistema de navegação, disponibilizado pela instalação de modernos aviônicos, mais leves e eficientes. A nova versão do A-50U tem maior autonomia de voo, o que aumenta a capacidade de missão do vetor.
“As aeronaves de alerta antecipado estão operando com radares com a funcionalidade de um posto de comando. A velocidade de detecção e neutralização dos alvos aéreos depende do seu equipamento, do desempenho dos seus sistemas eletrônicos e das características de voo, o que é confirmado pela experiência de combate adquirida. Continuamos a trabalhar na modernização dos A-50 elevando para o padrão A-50U. Este é a sétima unidade desse tipo entregue para a RF VKS. Planejamos comissionar a próxima unidade em 2023″, disse Vyacheslav Mikheev, CEO do consórcio Vega.
A versão inicial do A-50, entrou em serviço na RF VKS em 1989.
@FFO