Força Aérea Russa recebeu novos jatos de combate Su-57 e Su-35S. A fábrica de aeronaves United Aircraft Corporation (UAC), parte do grupo estatal russo Rostec State Corporation, recentemente entregou um lote de jatos de combate Su-57 e Su-35S para Força Aeroespacial Russa (RF VKS). A notícia foi confirmada pela empresa em comunicado oficial.
“As aeronaves entregues se destacam pelas excelentes capacidades de voo, muito valorizadas pelos nossos pilotos. Os próximos lotes de Su-57 e Su-35S estão em vários estágios na linha de produção”, afirmou Vladimir Artyakov, Diretor da Rostec.
Em 2023, a UAC anunciou o aumento na sua capacidade de produção do Su-57, com a modernização da atual linha e processos de produção, além da construção de novas instalações. O objetivo é dobrar a taxa de produção da mis moderna aeronave produzida na Rússia.
“O número de caças de quinta geração introduzidos nas Forças Aeroespaciais Russas está crescendo a cada ano. Hoje, o Su-57 é a aeronave de primeira linha mais moderna da Rússia”, disse Yuri Slyusar, diretor da UAC.
Foi o primeiro lote de jatos furtivos Su-57 (código OTAN “Felon”) entregue neste ano. As imagens mostraram pelo menos três “Felons” decolando, porém a empresa não especificou oficialmente a quantidade deste jato entregue.
De acordo com o Eurasian Times, com estes três novos Su-57 a RF VKS ampliou sua frota para 25 caças de quinta geração, um número muito abaixo do originalmente previsto. Segundo a reportagem, neste ano a UAC deveria entregar 24 novos Felon. As entregas de Su-57 Felon seria: 2020 (01 aeronave); 2021 (03); 2022 (06); 2023 (12); 2024 (03*).
@FFO