

Força Aérea Russa recebeu mais um lote de caças Su-35S. A United Aircraft Corporation (UAC), conglomerado estatal de defesa da Rússia, recentemente entregou mais um lote de caças multifuncionais Sukhoi Su-35S Geração 4++ à Força Aérea e Espacial (VKS). Este é o quarto lote de Su-35S entregue pela UAC neste ano de 2025.
“As fábricas da Rostec [parte do grupo UAC] mantêm um alto ritmo de produção de aeronaves sob encomenda de defesa do Estado. Este ano, vários lotes de caças Su-35S já foram entregues e esse processo não para; novas aeronaves já estão em produção para entregas subsequentes”, disse Oleg Yevtushenko, diretor executivo da Rostec em comunicado.

Considerados uma das aeronaves mais avançadas do arsenal russo, o Su-35S Geração 4++ é empregado em missões de superioridade aérea e ataques de precisão. Projetado para engajar alvos aéreos, terrestres e marítimos a longas distâncias, mesmo em condições meteorológicas adversas, esse verdadeiro caça multifuncional está equipado com o que há de mais moderno na indústria militar aeronáutica russa, incluindo radar eletrônico e motores com vetorização de empuxo.
“O Su-35S é uma das aeronaves de combate mais eficazes do mundo. É armado com mísseis guiados ar-ar e ar-superfície de longo alcance. Também possui um sistema eletrônico de contramedidas e defesa, além de outros aviônicos avançados, o que o torna uma verdadeira ameaça ao inimigo”, observa a nota da UAC.

O moderno caça 4++ é um derivado fortemente modernizado do projeto Su-27. Seu pacote de armas inclui mísseis ar-ar de longo alcance R-77 e R-37, bem como bombas guiadas de precisão e mísseis para ataque ao solo.
O Su-35S também é considerado uma plataforma de transição para aeronaves de combate de quinta geração como o Su-57. Seus motores com controle digital e vetorização de empuxo fornece ao caça características de voo e manobra aprimoradas em comparação às versões anteriores.
A produção intensa do Su-35S reflete a necessidade da VKF repor perdas em combate na Ucrânia. De acordo com o grupo de rastreamento de código aberto Oryx, a Rússia teria perdido pelo menos oito caças Su-35S desde o início da invasão à Ucrânia em fevereiro de 2022.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO