Força Aérea Russa recebeu dois caças Su-57 Felon em 2021. As Forças Armadas Russas receberam 17 novas aeronaves no quarto trimestre de 2021, incluindo dois caças furtivos de quinta geração Sukhoi Su-57 Felon para as Forças Aeroespaciais Russas (RF VKS). A informação foi foi publicada no relatório do Centro Nacional de Controle de Defesa da Federação Russa, divulgado no último dia 20 de janeiro.
Originalmente a informação da entrega dos Su-57 havia sido removida do documento publicado no site oficial do Ministério da Defesa (MoD), mas depois a agência de notícias TASS confirmou o recebimento dos jatos pela RF VKS.
A razão para voltar atrás e admitir que os jatos foram entregues, provavelmente foi a aparição da imagem de um deles, código (Bort No.) “52 Blue”, em um recente vídeo publicitário divulgado pela fabricante de aeronaves KnAAZ, parte do grupo estatal PJSC Sukhoi Company.
Lembrando que o primeiro Su-57 de série, matrícula 51001/01 Blue, teve uma vida curta. Ele fez o seu primeiro voo no início de dezembro de 2019, e foi perdido em um acidente em 24 de dezembro daquele mesmo ano. O segundo Felon de série, matrícula 51002/01 Blue, iniciou os testes em outubro de 2020, ele foi oficialmente transferido para o MoD russo em 29 de janeiro de 2021, e agora faz parte do 929 Centro Estatal de Testes de Voo do Ministério da Defesa da Federação Russa (929 GLITS MO RF), de Akhtubinsk.
Com base em informações disponíveis e no vídeo divulgado (assista aqui), os dois Su-57 transferidos para a RF VKS no final do ano passado foram o 52201/51 Blue, (c/n T-50S-3) e o 52202/52 Blue (T-50S-4). Em 2022 a KnAAZ deverá entregar mais quatro Su-57, sendo que três deles já foram vistos no vídeo, ainda desmontados: 52303 (c/n T-50S-5), 52304 (c/n T-50S-6) e 52405 (c/n T-50S-7).
Em 2019, o Governo da Federação Russa e a PJSC Company Sukhoi assinaram um contrato para o fornecimento de 76 caças deSu-57 Felon, prevendo a equipagem de três regimentos da aviação de combate com essas aeronaves de quinta geração. Ainda que o primeiro voo tenha ocorrido em janeiro de 2010, o Felon foi declarado operacional apenas no ano passado, após um longo processo de desenvolvimento e certificação.
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