Força Aérea Russa aposentará seus últimos An-22 Antei neste ano. A Força Aérea e Espacial Russa (RF VKS) irá aposentar até o final deste ano, os seus Antonov An-22 “Antei”, os maiores aviões turboélices já produzidos no mundo. A informação foi divulgada pelo Tenente-General Vladimir Benediktov, Comandante da Aviação de Transporte Militar, em uma entrevista à um canal de televisão local.
Desenvolvido no período soviético, o gigante An-22 (código OTAN: “Cock”), voou pela primeira vez em 27 de fevereiro de 1965. Com 57 metros de comprimento, 12,5 metros de altura e 64,4 metros de envergadura, o Antei é equipado com quatro potentes motores turboélices Kuznetsov NK-12 que giram um conjunto duplo de hélices contra-rotativas, que conferem uma velocidade de cruzeiro de aproximadamente 560 km/h.
A configuração de fuselagem larga, aliada à grande potência dos motores, permitiu ao Antei decolar com um impressionante peso máximo de 225 toneladas, transportando uma carga útil de até 60 toneladas. Operado por uma tripulação básica de 5 à 7 militares, o An-22 tem capacidade para transportar até 290 pessoas ou 150 paraquedistas completamente equipados. Na configuração mais pesada, a sua autonomia é de aproximadamente 3.000 quilômetros, enquanto com carga de 40 toneladas ele pode voar mais de 5.000 quilômetros.
Entre 1965 e 1975 foram produzidas 69 aeronaves (incluindo dois protótipos), das quais cerca de 60 foram destinadas à Aviação de Transporte Militar da então União Soviética. Após o colapso da URSS em 1991, alguns An-22 ficaram com a a Ucrânia.
Hoje
Atualmente a 12ª Divisão de Transporte da RF VKS, conhecida como a Unidade de Transporte mais pesada do mundo, tem uma frota baseada nos gigantes An-124 Ruslan, além de cerca de meia dúzia de An-22 Antei.
Recordes
Além de ser o maior avião turboélice construído até hoje, o Antonov 22 Antei bateu inúmeros recordes. Entre eles, está o de transportar uma carga de 100 toneladas a uma altitude de 25.000 pés (cerca de 7.600 metros), um feito impressionante para uma aeronave movida por motores turboélices.
An-22 no Brasil
Nesses quase 60 anos de operações pelo mundo, o Antonov 22 esteve algumas vezes no Brasil. Uma dessas visitas causou bastante tumulto, principalmente no nordeste do país.
Em 03 de janeiro de 1999, o An-22 da companhia ucraniana Antonov Airlines, matrícula UR-090307, decolou de Curitiba (PR), onde desembarcou uma carga de componentes automotivos. O retorno para a Europa previa uma escala técnica no Aeroporto Internacional do Recife (PE), onde o gigante sofreu um colapso nos trens de pouso principais e acabou parando de barriga sobre a pista principal.
Ninguém ficou ferido no incidente, que irritou milhares de passageiros dos voos comerciais que foram cancelados até que o gigante Antonov 22 fosse erguido e retirado da pista principal do Aeroporto dos Guararapes. A foto do Antei de barriga sobre o asfalto estampou os principais jornais do dia seguinte no país.
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