Força Aérea Romena “groundeia” MiG-21. Após um incidente ocorrido por volta das 17h50 de 12 de abril de 2022, quando um MiG-21 Lancer da Forțele Aeriene ale Romaniei (RoAF — Romanian Air Force) teve uma pane hidráulica durante um voo de treinamento. A aeronave pousou em emergência na Baza 57 Mihail Kogalniceanu. O Lancer não tinha indicação de fechamento completo do trem de pouso. Após cumprir os protocolos de segurança e “ciclar” novamente o trem de pouso, o MiG-21 retornou a sua base e pousou em segurança.
O episódio resultou, em 15 de abril de 2022, o chefe do Estado-Maior de Defesa, general Daniel Petrescu, suspendeu todas as operações de voo do MiG-21 Lancer devido à “taxa consideravelmente alta de acidentes”. Esta decisão foi tomada para melhorar a segurança da aviação e prevenir acidentes, reduzindo os riscos associados a falhas técnicas.
Hoje, cerca de 10 aeronaves Lancer B e vinte Lancer C. Eles estão distribuídos na Escadrilla Aviatie Lupta da Baza 86 Aeriana — Constanta/Mihail Kogalniceanu e na Escadrilla 711 Aviatie Lupta da Baza 71 Aeriana — Campia Turzii.
No ano passado, o Major-General Viorel Pana, chefe do Estado-Maior da Força Aérea Romena, disse que a Romênia terá três esquadrões de F-16AM/BM, totalmente equipados até o final de 2024. Isto, associado a suspensão dos voos dos Lanver, deve marcar o início da desativação definitiva dos MiG-21 na RoAF. Até o momento não foi oficializado isto e nem se os Lancer irão retornar ao voo.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@CAS