Força Aérea Portuguesa recebeu o primeiro Embraer KC-390. A Força Aérea Portuguesa (FAP) comissionou oficialmente ontem (19/10), o seu primeiro Embraer KC-390 Millennium. Para celebrar o fato histórico, uma cerimônia foi realizada na Base Aérea N.º 11, em Beja, no sul do país, onde fica a Esquadra 506 – “Rinocerontes”, unidade criada pela FAP para operar as novas aeronaves.
Na verdade, a primeira missão operacional do FAP 26901 foi justamente o voo de translado iniciado em 16/10 na unidade da Embraer, em Gavião Peixoto, interior de São Paulo, com destino à Base Aérea de Beja, em Portugal. Uma cerimônia foi realizada pela Embraer antes da decolagem do voo “Força Aérea Portuguesa 07” de Gavião Peixoto.
“Esse é um momento muito especial, em que testemunhamos a entrada em serviço do primeiro C-390 Millennium a operar fora do Brasil. A Força Aérea Portuguesa é uma parceira estratégica para a Embraer, que nos apoiou desde o início da internacionalização do C-390 Millenium. Seguiremos trabalhando juntos para avançar ainda mais em nossos projetos de longo prazo”, afirmou Walter Pinto Junior, COO da Embraer Defesa & Segurança.
Em comunicado, a Embraer informou que a aeronave foi totalmente aprovada de acordo com os critérios requeridos pela Autoridade Aeronáutica Nacional (AAN), de Portugal. Ela conta com os equipamentos padrão da OTAN, integrados após uma extensa campanha de testes realizados em Portugal, num esforço conjunto entre Embraer, OGMA e FAP.
“A entrada em serviço desta aeronave constitui um momento de grande importância para a Força Aérea e para Portugal, na medida em que concretiza o desenvolvimento e produção de uma aeronave com múltiplas valências e capacitada para os mais exigentes cenários operacionais. Os requisitos estabelecidos pela Força Aérea Portuguesa adicionam ainda mais tecnologia e capacidade”, afirma o Brigadeiro-General João Nogueira, Presidente da Missão de Fiscalização e Acompanhamento do Programa KC-390.
Em 2019, o Governo português assinou o contrato com a Embraer para adquirir cinco KC-390 Millennium, que substituirão a frota de C-130H Hércules da Esquadra 501 “Bisontes” da FAP. O contrato envolve além das aeronaves, um simulador de voo e serviços de manutenção e suporte técnico pelo período de doze anos.
Portugal é o maior parceiro internacional do Programa C-390 Millennium e a sua participação no desenvolvimento e na produção da aeronave é reconhecida como tendo tido um impacto econômico positivo na criação de empregos, novos investimentos, aumento de exportações e avanços tecnológicos. Além de Portugal, a plataforma multimissão tem encomendas do Brasil e da Hungria e já foi selecionada por Holanda, Áustria e República Tcheca.
@FFO