Força Aérea Portuguesa incorpora Falcon 900B apreendido com drogas. A Força Aérea Portuguesa (FAP) recentemente recebeu um jato executivo Falcon 900 que irá compor a frota da Esquadra 504 “Linces”, responsável pelo transporte de autoridades do país. A nova aeronave VIP da FAP tem um histórico bastante inusitado.
Fabricado em 1994, o Dassault Falcon 900B, matrícula CS-DTP (número de construção 135), anteriormente era operado pelo táxi aéreo português OMNI Aviation. Desde julho de 2021 o jato estava parado no Aeroporto de Cascais, quando foi apreendido – pela segunda vez – transportando drogas.
A primeira ocorrência aconteceu no Brasil, em fevereiro de 2021. Conforme noticiamos na época, o CS-DTP foi flagrado pela Polícia Federal em Salvador (BA), com quase 600 kg de cocaína a bordo. A droga foi descoberta escondida atrás de um painel falso, durante uma inspeção de manutenção não programada na capital baiana. Na ocasião o jato executivo transportava um jogador de futebol para Portugal (detalhes aqui).
No último dia 23 de fevereiro, o Falcon 900B deixou o Aeroporto de Cascais, com destino ao Aeroporto Internacional de Lisboa. A Esquadra 504 “Linces”, sediada na Base Aérea Nº 6, em Montijo, região metropolitana da capital, atualmente opera uma frota com três Dassault Falcon 50 (matrículas 17401, 17402 e 17403). Além do transporte VIP, a Unidade realiza missões de apoio logístico, evacuação sanitária e de transporte de órgãos para transplante.
@FFO