Força Aérea Portuguesa coloca em serviço mais um P-3 Orion. A Força Aérea Portuguesa (FAP) anunciou em 05/04 que recolocou em serviço mais um quadrimotor de patrulha marítima Lockheed P-3CUP+ Orion. Sem informar detalhes, o comunicado salienta que a ação foi o “resultado de uma verdadeira relação de sinergias entre a Direção de Manutenção de Sistemas de Armas, o Grupo Operacional e o Grupo de Apoio da Base Aérea N.º 11”.
O “fortalecimento” da Esquadra 601 – “Lobos”, unidade que reúne os P-3 Orion da FAP, ocorreu em 31 de março, quando mais uma aeronave foi colocada em operação. “Neste momento, [a Esquadra 601] encontra-se capaz de responder ao desafio de ir mais além, não ficando apenas pelo oceano ou território nacional, sobre a terra e sobre o mar, onde e quando for necessário, o P-3C CUP+ Orion cumprirá com a sua missão com o mesmo rigor e excelência”, informou o comunicado.
Originalmente a FAP adquiriu em setembro de 2010, cinco P-3C Orion da Holanda, os quais foram submetidos à modernização para a versão P-3C CUP+. Os Orions CUP+ mantém todas as capacidades de Patrulha Marítima, Guerra Antissubmarino (ASW), Guerra em Superfície (ASuW) e Busca e Salvamento (SAR). Além disso, um conjunto de sensores modernos associados a um sistema tático de missão completamente integrado, capacita o P-3C CUP+ a operar também em diversas missões em ambiente terrestre. Além disto ele é equipado com um sistema de autoproteção MLWS (Missile and Laser Warning System), que permite a detecção de ameaças e o disparo de contra medidas.
O P-3C CUP+ da FAP iniciou as suas operações em 1º de janeiro de 2011, tendo efetuado o seu “Batismo de Fogo” na Operação “Ocean Shield” da OTAN no Oceano Índico, em missões de combate à Pirataria com excelentes resultados e uma prontidão de 100%. (Fonte: FAP).
Nota RFA: a frota original da Esquadra 601 “Lobos” é composta por cinco P-3C CUP+, matriculados de 14807 à 14811. Informações não oficiais dão conta que apenas um P-3C CUP+ estaria operacional. Conforme os dados dos sites de rastreamento online de voos, é possível observar operações apenas com a aeronave 14810. Salientamos que esta é uma informação não oficial, uma vez que não foi divulgado pela FAP os detalhes da frota P-3 CUP+ operacional.
@FFO