Força Aérea Portuguesa apresentou novos helicópteros AW119 e UH-60. A Força Aérea Portuguesa (FAP) apresentou oficialmente seus quatro novos helicópteros dedicados à missão de combate à incêndios florestais. Uma cerimônia foi realizada no Aeródromo de Manobra N.º 1 (AM1), em Ovar, e contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, entre outras autoridades.
No evento foram apresentados dois helicópteros AW119 Koala e dois UH-60 Black Hawk, adquiridos através de verbas do Plano de Recuperação e Resiliência do governo português. Os dois AW119 serão destinados a Esquadra 552 “Zangões”, sendo permanentemente dedicados à missão de combate aos incêndios florestais, através da vigilância e de projeção de forças no terreno.
Quanto aos dois UH-60 Black Hawk, eles ficarão sediados na AM1, de Ovar, e se destinam ao combate aéreo e à projeção de forças no terreno. Eles fazem parte de um lote de seis aeronaves do mesmo modelo adquiridas dos Estados Unidos, cujo último chegará até 2026 (saiba mais). Em breve, o Aeródromo de Manobra N.º 1 será transformado na Base Aérea N.º 8.
Em 2018, o Governo Português transferiu para a FAP a missão de combate a incêndios, e com isso onze helicópteros: dois AW119 Koala, seis UH-60 Black Hawk e mais três que serão comprados através de uma licitação que será lançada em breve.
O UH-60 Black Hawk é um helicóptero utilitário bimotor de médio porte, com autonomia de voo de 2h30, alcance de 555 km e velocidade máxima de 314 km/h. Ele é operado por dois pilotos, e tem capacidade para transportar até 12 passageiros ou 2.950 litros de água ou líquido retardante.
O helicóptero monomotor multimissão AW119 Koala cumpre uma gama de missões, desde patrulhamento e observação no apoio ao combate aos incêndios, instrução básica e avançada de voo, busca e salvamento e evacuações aeromédicas. Operado por um piloto, tem capacidade de transportar até sete passageiros, uma maca e cinco passageiros, ou ainda 1.400 Kg em carga suspensa.
Fonte: FAP
@FFO