Força Aérea Polonesa recebeu o primeiro Saab 340 AEW. A Força Aérea Polonesa (PAF) recebeu nesta semana a primeira aeronave Saab 340 Erieye Airborne Early Warning (AEW). Uma cerimônia oficial foi realizada na Base Aérea de Gdynia, e contou com a presença dos Ministros da Defesa da Suécia e da Polônia.
No final de junho de 2023, a Saab recebeu um contrato de compra da Polônia envolvendo duas destas aeronaves Saab 340 AEW, equipamentos, suporte e treinamento associado. As novas aeronaves – matrículas 3401 e 3402 – tem como missão reforçar a segurança e a integridade nacional realizando operações de monitoração e vigilância de fronteiras.
Desenvolvido a partir do bimotor civil de mesmo nome, o Saab 340 AEW está equipado com um poderoso radar Erieye de varredura eletrônica AESA (Electronically Scanned Array) com amplo raio de ação vertical e horizontal. Os ajustes dinâmicos de direcionamento do seu feixe de energia permite otimizar o desempenho na busca e acompanhamento de alvos aéreos e de superfície em vários tipos de cenários.
O recebimento deste vetor AEW fornece uma nova capacidade para a Força Aérea Polonesa, que até agora dependia exclusivamente das aeronaves E-3 AWACS da OTAN para a vigilância do seu território. Com os novos Saab 340 AEW a Polônia terá autonomia e capacidade para monitorar a sua fronteira com a Ucrânia, especialmente durante este conflito que o seu vizinho trava com a Rússia.
@FFO