Força Aérea Polonesa recebe 2º B737 VIP. Em março de 2017, a Sily Powietrzne RP (Força Aérea Polonesa) encomendou três aeronaves Boeing 737 Next Generation. Os Boeing serão usados por 1. Baza Lotnictwa Transportowego (1. BLTr), com sede em Varsóvia. Eles serão usados para transportar o presidente da nação e altos funcionários do governo em todo o mundo e por isto trazem a inscrição “Republic of Poland” (República da Polônia).
O primeiro 737-86X VIP (c/n 61358) foi matriculado na Força Aérea da Polônia como 0110 foi entregue em novembro de 2017. Já o segundo 737, um modelo BBJ2 (versão baseada no modelo comercial 737-800) no foi entregue no último dia 7 de outubro de 2021. A aeronave é um um BBJ2 c/n 64927 matriculado 0111, que é o ex-N784BJ. Ainda não se sabe quem será o Força Aérea Polonesa 0112 e nem quando será entregue.
Todos os três serão equipados com tecnologia de gravação, transmissão, gerenciamento e análise de dados de voo fornecida pela Teledyne Controls. Os sistemas incluem o DFDAU (digital flight data unit) e o Software de solo GroundLink Comm+ e o AirFASE.
O DFDAU e seu sistema de monitoramento das condições da aeronave fornece dados para o sistema de gerenciamento de manutenção do 737, tendo sido desenvolvido pela Boeing. O GroundLink será usado para análise de dados do motor antes do voo. Antes da decolagem, os engenheiros serão capazes de descarregar dados da aeronave e analisá-los autonomamente em busca de quaisquer anomalias. Ele também é capaz de suportar streaming de dados em tempo real, conectividade da cabine e da tripulação de voo e do automated flight operational quality assurance (FOQA). O AirFASE é um software de monitoramento de dados de voo desenvolvido pela Airbus e Teledyne Controls que é capaz de traduzir dados de voo brutos em dados de engenharia.
@CAS