A Força Aérea Peruana (FAP), assinou um contrato com a empresa Helicentro Perú SAC, no valor de US$5,45 milhões, para modificações no helicóptero Mi-17, matricula FAP-636/OB-1526 (c/n 419M41), com objetivo de melhorias de performance para operações em altas altitudes.
O helicóptero será convertido , em uma modificação prevista para ser realizada em 210 dias de manutenção. Inicialmente serão realizados reparos necessários na fuselagem, sistema de controle de vôo, alimentação de combustível, sistema hidráulico, trens de pouso, dispositivos de transporte e carga, sistema elétrico, comunicação, aviônicos, entre outros equipamentos que incluem a revisão de 2.000 horas.
Em uma segunda etapa, serão realizadas as modificações visando a otimização de desempenho e performance da aeronave, entre elas a instalação de motores mais potentes para a operação de grandes altitudes.
Fabricado pela Kazan Helicopters em 1988, o Mi-17 FAP-636 (ex Nicarágua FAN-327), pertence ao Escuadrón de Helicópteros 341, baseado em Lima, e teria acumulado um total de 5.910,5 horas de voo. A sua última manutenção de grande porte teria ocorrido em 2006 e estaria fora de serviço em Lima há algum tempo. Após a conversão realizada pela Helicentro, a aeronave passará para a versão Mi-17-1V.
@FFO