Em 26 de outubro, a Força Aérea Peruana (FAP) incorporou a sexta aeronave de treinamento primário CH-2000 Alarus. Após completar toda a fase de testes pré-recebimento, a nova aeronave, matrícula FAP 488, foi enviada para a cidade de Pisco, onde fica a sede da Escola de Treinamento de Pilotos (EFOPI).
A equipe do Serviço de Manutenção (SEMAN), e os especialistas de aviônica do Serviço de Eletrônica (SELEC), trabalharam três meses e meio para a concluir a montagem da aeronave. Este é o terceiro CH-2000 montado no Peru, como parte do acordo firmado com a fabricante canadense Zenair Ltd., que disponibilizou quatro unidades desmontadas em kits CKD (Completely Knock-Down). A quarta, e última aeronave, está em processo de montagem, com previsão de entrega para na primeira semana de dezembro.
Fabricados pela canadense Zenair, o CH-2000 Alarus é um monomotor de treinamento básico inicial, com 7,1 metros de comprimento, e 8,79 m de envergadura. Equipado com modernos aviônicos digitais, atinge uma velocidade máxima de 257 km/h, com autonomia de 5 horas e meia, e aproximadamente 900 km.
Recentemente a Força Aérea Peruana, fechou um novo contrato com a Zenair, para aquisição de mais quatro unidades CH-2000 Alarus na modalidade CKD, cuja entrega está prevista para 2021. Após o recebimento deste segundo lote, a frota da EFOPI totalizará 11 CH-2000 Alarus, consolidando o treinamento primário das novas gerações de pilotos militares peruanos.
@FFO