A Força Aérea Nigeriana (NAF) em breve receberá novas aeronaves, sendo dois novos helicópteros de transporte presidencial Leonardo AW189, seis aeronaves de ataque Embraer A-29 Super Tucano e oito Veículos Aéreos de Combate não Tripulados (UCAV) chineses Wing Loong.
Os dois novos helicópteros serão designados para a 101 Frota Aérea Presidencial, baseada no Aeroporto Internacional de Abuja/Nnamdi Azikiwe (DNAA). Ambos já foram vistos em voos de experiências na unidade da Leonardo Helicopters, em Venegono, Itália. O primeiro AW189 foi visto em 02 de março, ostentando a pintura completa da NAF e o registro italiano de testes I-RAIW, enquanto a segunda unidade foi fotografada em 30 de junho, também ostentando a pintura VIP da NAF, e o prefixo I-RAIL. Em breve eles serão enviados para a Nigéria.
Por outro lado, em uma cerimônia realizada no mês passado no Curso de Treinamento Militar Básico da NAF, no Centro de Treinamento Militar da Base Aérea de Kaduna, o Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (CAS), Marechal da Aeronáutica Oladayo Amao, falou que a NAF espera receber neste mês de julho, oito novas aeronaves combate. Serão os primeiros seis Embraer/SNC A-29 Super Tucano, encomendados dos Estados Unidos, e dois UCAV Wing Loong comprados na China.
Segundo o Oficial da NAF, os seis Super Tucanos restantes chegarão em setembro, enquanto seis UACV Wing Loong adicionais (dois CH-3 e quatro CH-4), chegarão ao país antes do final de 2021. Essas aeronaves adicionais, aumentarão o poder aéreo e a capacidade de combate da NAF, e seria uma virada de jogo em vários teatros de operações conjuntos no país.
@FFO