Força Aérea Libanesa incorporou os MD-530F recebidos dos EUA. A Embaixada dos EUA no Líbano repassou para o Governo local seis helicópteros de ataque McDonnell Douglas MD 530F Cayuse Warrior. As aeronaves foram doadas pelo Governo norte-americano e serão operadas pela Força Aérea Libanesa (LAF).
A entrega oficial das aeronaves ocorreu no dia 16 de novembro, em uma cerimônia realizada na Base Aérea de Hamat. O evento contou com a presença da Sra. Dorothy C. Shea, Embaixadora dos EUA no Líbano; do General Joseph Aoun, Comandante das Forças Armadas Libanesas; do Brigadeiro-General Piloto Ziad Heikal, Comandante da Força Aérea Libanesa; entre outras autoridades e convidados.
Os helicópteros chegaram na Base Aérea de Beirute em 06 de outubro, a bordo de um Boeing 747 cargueiro, conforme noticiamos aqui. Eles fazem parte de um pacote de ajuda militar dos EUA de US$ 120 milhões assinado com o Líbano em 2017. Os Estados Unidos já forneceram mais de US$ 2 bilhões para as forças armadas libanesas desde 2005, em apoio à luta contra os grupos islâmicos como o Hezbollah e outros.
Antes dos helicópteros serem entregues, os pilotos e técnicos da Força Aérea Libanesa receberam treinamento nas instalações da MD Helicopters, em Mesa, Arizona. O treinamento incluiu desde técnicas de pilotagem, até táticas de combate diurnas e noturnas, com a utilização de óculos de visão noturna (NVG).
Com capacidade para dois tripulantes e até cinco passageiros, o MD-530F são equipados com um motor Rolls-Royce 250-C30 de 650 shp, o que confere uma velocidade máxima de 248 km/h, alcance de 430 quilômetros e um teto de serviço de 5.700 metros. Como 9,8 metros de comprimento, 2,6 metros de altura e rotor principal de 8,38 metros, o MD-530F tem um peso máximo de decolagem de 1.406 quilos.
O MD-530F+ é equipado com glass cockpit no padrão Garmin G500TXi (EFIS), instrumentos eletrônicos de gerenciamento do motor e sistemas de alerta (EICAS) da Howell Instruments, além de um Garmin GTN 750 Touch NAV/COM/GPS. Os helicópteros são equipados com blindagem balística de 62 mm, casulos FN Herstal com metralhadoras calibre .50 HMP 400, casulo de foguete M260 de sete tiros, foguetes APKWS de 70 mm e designadores de alvos com laser e infravermelho.
Na Força Aérea Libanesa, os novos vetores irão compor o Esquadrão de Operações Especiais.
Siga-nos no Twitter @RFA_digital
@FFO