Força Aérea Japonesa seleciona T-6 Texan II como a próxima aeronave de treinamento primário. A Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) selecionou o Beechcraft T-6 Texan II como sua próxima aeronave de treinamento primário. Eles substituirão os atuais Fuji T-7 de fabricação local, e estão em operação desde o início da década de 2000.
Fabricado pela Beechcraft, empresa do grupo Textron Aviation, o Beechcraft T-6C Texan II venceu os concorrentes Pilatus PC-7MKX da Suíça (apoiado pela Subaru) e o Hürkuş (apoiado pela The Hundred Trading Corporation) da Turquia. A proposta vencedora americana tem o apoio local do grupo Kanematsu Corporation.
Na década de 1960, a Fuji (atual Subaru Corporation) fabricou sob licença no país, cerca de 170 Beechcraft T-34 Mentor para a JASDF. Posteriormente, desenvolveu o Fuji T-3 para substituir os envelhecidos Mentors. Uma evolução adicional foi o Fuji T-7, que substituiu o T-3 nas Alas de Treinamento básico da JASDF a partir de 2002.
A maioria dos 49 monomotores Fuji T-7 atualmente são operados pela 11ª Ala de Treinamento Aéreo de Shizuhama e pela 12º 11ª Ala de Treinamento Aéreo de Hofu-Kita. Alguns estão em uso como estruturas de instrução na 1ª Escola Técnica em Hamamatsu e um T-7 é usado pelo Comando de Desenvolvimento e Testes em Voo de Gifu.
Recentemente, a Marinha Japonesa, ou Força de Autodefesa Marítima do Japão (JMSDF), concedeu à Subaru Corporation um contrato para produzir 30 novos monomotores de treinamento primário Fuji T-5. As aeronaves serão usadas para manter a capacidade de treinamento dos pilotos navais da JMSDF.
@FFO