Força Aérea Japonesa recebeu o terceiro RQ-4B Global Hawk. A Força Aérea de Autodefesa do Japão (JASDF) recebeu o terceiro e último veículo aéreo não tripulado (UAV) Northrop Grumman RQ-4B Block 30(I) Global Hawk. A aeronave foi recebida em 30 de junho, na Base Aérea de Misawa, norte do país.
Com a chegada do RQ-4B matrícula 13-6001, a JASDF completa sua frota de três UAV Global Hawks, encomendados em 2015 da fabricante norte-americana. O “6001” foi o primeiro produzido pela Northrop Grumman, mas permaneceu em testes nas instalações de Palmdale, na Califórnia (EUA), enquanto as duas outras aeronaves foram entregues.
A JASDF recebeu o primeiro RQ-4B (23-6003) em 12 de março de 2022, após um voo de translado sem escalas de quase 19 horas. A entrega do segundo UAV (23-6002) não foi divulgada publicamente. A chegada do último foi anunciada nas redes sociais do Ministério da Defesa japonês.
Em novembro de 2015, o Departamento de Estado dos EUA aprovou uma venda de três RQ-4B para o Japão. O contrato entre a Northrop Grumman e o Ministério da Defesa japonês foi assinado apenas em outubro de 2017. Os três Global Hawk da JASDF ficarão sediados na Base Aérea de Misawa, norte da ilha de Honshū.
A JASDF utilizará seus RQ-4B em missões de coleta de informações e vigilância sobre regiões relativamente distantes do Japão. O Global Hawk se integra a outros recursos de inteligência das forças de autodefesa japonesas, incluindo unidades de comando e controle baseadas em solo. Ele é o único UAV capaz de realizar operações em alta altitude e de longa duração (HALE), fornecendo transmissão de dados sob demanda, quase em tempo real, 24 horas por dia.
@FFO