

Força Aérea Italiana recebeu dois novos Gulfstream G650ER. A Força Aérea Italiana (AMI) recebeu recentemente dois novos jatos executivos de longo alcance Gulfstream G650ER, iniciando a substituição da envelhecida frota de Dassault Falcon 50 e Falcon 900 no transporte de autoridades e outras funções.
Com diferença de 45 minutos, os dois G650ER partiram no dia 12 de abril em voos de traslados (indicativos IAM3143 e IAM3170) da fábrica da Gulfstream Aerospace, em Appleton, Wisconsin (EUA), diretamente para o Aeroporto de Ciampino, próximo de Roma, onde fica a sede da 31ª Ala Aérea (31º Stormo).
Com uma frota composta dois Falcon 50 (designação militar VC-50) com cerca de 30 anos em serviço e três Falcon 900 (VC-900) com quase 20 anos de operação, a 31ª Ala Aérea (31º Stormo) é responsável pelo transporte de autoridades, além de realizar missões de evacução aeromédica (MEDEVAC) e deslocamentos de funcionários de governo.
Em 2023, o Ministério da Defesa italiano anunciou a modernização urgente da frota do 31º Stormo, principalmente dos VC-50 que estavam atingindo o final da sua via útil operacional (uma das aeronaves foi desativada em 2024). Esta situação reduzia pela metade a capacidade de transporte aeromédico de emergência da AMI, informou o documento.
Após uma análise de mercado, a AMI optou pelo G650ER, cuja negociação com a Gulfstream Aerospace foi finalizada em dezembro de 2024. Na ocasião o MD assinou a compra de quatro novos jatos, com a opção de uma quinta aeronave, que será encomendada quando estiver orçamento alocado.
Designados militarmente pela AMI como VC-650A, essas aeronaves foram adquiridas com a configuração MEDEVAC, para cumprir a função de transporte médico de emergência, além de sistemas militares de navegação, comunicações seguras e dispositivos de autoproteção, para o transporte de autoridades.
Entre no nosso grupo de WhatsApp
@FFO