Força Aérea Italiana celebra os 90 anos do 4º Stormo Caccia. Em 01 de junho, o 4º Stormo Caccia (4ª Ala de Caça) da Aeronáutica Militare Italiana (AMI), completou 90 anos. Originalmente criada em Campoformido, Udine, a unidade é um dos departamentos mais antigos em atividade ininterrupta na AMI.
“Este aniversário de noventa anos representa um marco na importante história do nosso Departamento salpicada de sucessos, feitos heroicos e sacrifícios e a prova de um compromisso ininterrupto, realizado com paixão, determinação e coragem, que nos orgulham todos os dias de usar o emblema do Cavallino Rampante”, disse o Coronel Eros Zaniboni, Comandante do 4© Stormo, durante uma cerimônia de comemoração.
Além de missões operacionais, que incluíram recentemente o Policiamento Aéreo na Lituânia da OTAN e o destacamentos no Kuwait para missões da Operação Inherent Resolve, que combate os terrorista dos Daesh no Iraque. Além disto, o 4° Stormo é um centro de referência no treinamento nacional e internacional de pilotos de caças Typhoon Eurofighter, para a AMI e Força Aérea do Kuwait. Neste contexto, o GEA – Gruppo Efficienza Aeromobili, do 4° Stormo Caccia, assumiu um papel significativo para formar oficiais técnicos especialistas de manutenção em Typhoon para o Kuwait.
Para comemorar os 90 anos do 4º Stormo Caccia, o EF-2000A matrícula MM7341 / 4-67, recebeu uma pintura especial, a qual incorpora os elementos do atual logotipo do Stormo, o famoso Cavallino Rampante (Cavalo Empinado) de Francesco Baracca, que durante a Primeira Guerra Mundial usava a pintura de um cavalo preto empinado no seu biplano, para lembrar a sua origem na cavalaria. Mais tarde, esse símbolo se tornou o conhecido emblema da escuderia Ferrari.
Atualmente o 4º Stormo é sediado na Base Aérea de Grosseto (IATA: GRS / ICAO: LIRS), oeste do país, e está composto por dois Gruppos (Esquadrões), equipados com aproximadamente 35 Eurofigther F/TF-2000A Typhoon.
@FFO